quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Era dos Sonhos II.

A primeira Postagem trata da introdução à idéia de criação de um dispositivo de compartilhamento de dados. O segundo artigo, embora possua muitas idéias elaboradas por mim, algumas são baseadas em pensamentos de procedência, por enquanto, desconhecida. Tive conhecimento de certa Tese através de uma conversa com um erudito amigo meu, pedi fontes, e ele, porém, não me soube dizer onde havia lido. Mas, ele disse que poderia providenciar. Portanto, talvez eu possa futuramente dar informações mais esclarecedoras acerca das fontes ideológicas expressas no artigo.

-------------------------------------------------

Segundo algumas informações, em 50 anos, os computadores estarão em uma fase tão extrema de sua expansão que poderão desbancar a criatividade humana. Esse crescimento veio se tornando claro no século XX, e ficou evidente quando o supercomputador Deep Blue derrotou em uma partida de xadrez o maior campeão de sua época, Garry Kasparov. Um episódio que chegou a se tornar alvo de batalha jurídica e ilustra muito bem o exponencial avanço na área da computação. Agora, e se, essa tecnologia for aplicada na evolução mental da humanidade?

O dispositivo

Sem fugir da idéia expressa no último artigo, o dispositivo não aponta somente à uma rede global de mentes conectadas à um conhecimento comum, aliás isso pode ser demasiado arriscado à sociedade. Se é um sistema, pode ser invadido. Portanto o controle de mentes poderia ser cogitado e mais possível de ser colocado em prática.
Mas partindo do pressuposto que o mesmo pode ter contato com nossos processos mentais, podemos admitir que também possa ser associado a um expansor mental, o qual auxilia os nossos neurônios. Como por exemplo, eliminando o esquecimento: gravando informações e compartilhando-as constantemente com nossas mentes. Isso acaba incluindo também uma evolução exponencial nas capacidades cognitivas, processando cálculos, reproduzindo movimentos complexos e etc..

Talvez, essa possibilidade venha desafiar até mesmo a engenharia genética quanto a evolução humana, uma questão polêmica que pretendo abordar em outro artigo no momento oportuno.
Mas voltando ao tema. Quando se trata de um segundo cérebro, há um incrível leque de possibilidades . Porém o mais interessante seria seu impacto na sociedade. É disso que se trata a Era dos Sonhos, sua possível movimentação no modo de vida global.

A Era dos Sonhos

O mundo de especialistas está dissolvido! Todas as mentes, antes disciplinares, tornam-se o expoente da polimatia. Um mundo de homens renascentistas surge no horizonte do tempo e oferecem esperança de um momento de onisciência e esclarecimento!

É talvez o estágio mais evoluído da sociedade, onde todo homem tem acesso à qualquer tipo de informação à todo momento e capacidade de armazenamento mental ilimitado. Nesse quadro social, o mais conceituado não é o mais capaz de armazenar informações, mas o mais criativo.

Mas para alcançá-lo, é necessária uma longa série de revoluções. Pois, como sabemos, a relação ciência e poder é ligada a cordas de aço no mundo atual. Assim como, a descoberta de uma fonte de energia não poluente, ilimitada e gratuita seria uma empreitada arriscada e profunda contra os grandes e os poderosos; assim seria a provável criação do dispositivo, ou ao menos sua distribuição. Em contraponto, pode-se pensar no fato de que, no mundo capitalista, seria necessário seu aprimoramento constante do aparelho para render lucro ao fabricante. A evolução do sistema operacional do Windows mostra bem o que quero dizer, foram criadas várias versões para que houvesse lucro constante. Isso tornaria a tecnologia muito mais acessível, pois, como podemos ver, uma boa parte da população urbana possui acesso ao computador.

Outra questão interessante é o progresso científico, a reflexão epistemológica e o estudo do pensamento nessa Era. Quanto ao avanço na ciência, há poucos a se comentar. É uma lógica matemática, quanto mais acessibilidade ao conhecimento, mais conclusões são tiradas e o arquivo se expande. A relação com o estudo do conhecimento e a ciência cognitiva é que conforme o conhecimento evolui, a mentalidade se torna mais interdisciplinar. O pensamento se torna amplo e, assim, mais completo.

Conclusão

Como se tornaria a sociedade? Como já foi falado, é provável que seja organizada de acordo com o potencial criativo e, quem sabe, aos moldes capitalistas mais desenvolvidos como ocorre nos paises da Escandinávia (IDH médio de 0,963), Austrália (0,970), Canadá (0,966), entre outros. É muito interessante especular sobre isso, pois podem ser vistas milhares de possibilidades espalhadas disformemente nas idéias, mas eu acredito essa que "onisciência" seja uma das chaves para uma sociedade mais igualitária e tenho esperanças de um dia, quem sabe, ver a fuga para fora da Pré-História da Humanidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

ótimo post, parabens!

Alexandre de Sá disse...

"Nesse quadro social, o mais bem conceituado não é o mais capaz de armazenar informações, mas o mais criativo."

Demais!